O arrependimento do consumidor em compras on-line

Autores/as

  • Aline Mara Meurer
  • Cláudio Hoffmann Sampaio
  • Marcelo Gattermann Perin

Palabras clave:

Compras on-line, Arrependimento, Insatisfação, Qualidade percebida.

Resumen

Este artigo objetiva discutir o constructo arrependimento vivenciado por consumidores do mercado virtual. Através de relatos de consumidores que efetivaram compras em ambientes virtuais e arrependeram-se, procurou-se investigar sentimentos, comportamentos e atitudes, comparando-os aos resultados encontrados em mercados de compra convencionais apresentados por Nicolao (2002). Os resultados indicam existir uma relação entre arrependimento e insatisfação, ao contrário dos resultados de Nicolao (2002), que encontrou consumidores arrependidos e satisfeitos. Além da insatisfação, a satisfação também contempla o presente estudo, no sentido de ser confundida com qualidade percebida pelos consumidores. Os respondentes deste estudo, compradores tradicionais do mercado virtual

, possuem uma qualidade percebida positiva sobre o mercado virtual superior a quesitos como confiabilidade dos sites, segurança e risco percebido. Para os consumidores que se sentiram arrependidos, a alta qualidade percebida desse canal como alternativa de compra não afeta as intenções futuras de compra nesse meio.

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Publicado

2009-03-03

Cómo citar

Meurer, A. M., Sampaio, C. H., & Perin, M. G. (2009). O arrependimento do consumidor em compras on-line. Revista Economia & Gestão, 8(17), 88–106. Recuperado a partir de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/311