Analisando o impacto da consultoria interna no setor público

Autores/as

  • Ana Lúcia Neves de Moura
  • Bruno Campello de Souza

Palabras clave:

Consultoria interna, Gestão pública, Aprendizagem organizacional.

Resumen

A consultoria interna surgiu da necessidade de as organizações otimizarem permanentemente os seus processos, destacando-se o processo de mudança organizacional. O setor público tem favorecido o desenvolvimento desse modelo, a partir da modernização da sua gestão. Foi pesquisada a experiência do governo de Pernambuco com esse modelo de consultoria, a fim de se compreender o impacto da consultoria interna no desenvolvimento do servidor e os seus benefícios para o setor público. Os resultados mostram que essa atividade, além de criar oportunidades de desenvolvimento de novas competências, parece ampliar o campo de atuação do servidor, levando-o a assumir novos desafios profissionais. Contribui, também, para a valorização dos servidores, qualificando-os para atuarem como uma equipe de alto nível, capaz de elaborar soluções adequadas ao setor público, de assumir cargos gerenciais e atuar na formulação e implementação de políticas públicas de forma mais eficaz.

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Publicado

2009-03-03

Cómo citar

Moura, A. L. N. de, & Souza, B. C. de. (2009). Analisando o impacto da consultoria interna no setor público. Revista Economia & Gestão, 8(18), 53–71. Recuperado a partir de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/317