Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência

Autores/as

  • Fernanda Bruto da Costa Correia
  • Marcos Gilson Gomes Feitosa
  • Naldeir dos Santos Vieira

Palabras clave:

Aprendizagem organizacional, Consultoria, Aprendizagem pela experiência.

Resumen

Este artigo situa-se no campo das práticas de aprendizagem no contexto organizacional e seu foco é descrever as habilidades que os consultores organizacionais aprendem, através da interpretação de suas experiências que possibilitaram a realização de intervenções mais eficazes. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas a consultores de uma empresa de consultoria de Recife/PE. No trabalho, discutem-se as relações entre experiência e aprendizagem, intervenção eficaz de consultoria, e apresenta-se a análise dos resultados da pesquisa empírica realizada. Os consultores pesquisados estão conscientes da importância da aprendizagem pela experiência, inclusive da essencialidade da reflexão nesse contexto, bem como identificam algumas experiências como mais propícias à aprendizagem do que outras. Destaca-se da pesquisa a importância do esenvolvimento das habilidades interpessoais aprendidas ao longo da prática profissional por meio da interpretação das experiências e consideradas essenciais para uma prática de intervenção eficaz, tanto quanto o conhecimento técnico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-03-03

Cómo citar

Correia, F. B. da C., Feitosa, M. G. G., & Vieira, N. dos S. (2009). Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência. Revista Economia & Gestão, 8(18), 72–91. Recuperado a partir de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/318