A entrada de uma microempresa brasileira no mercado internacional: aplicação do apoio multicritério à decisão
Resumen
Este artigo pretende mostrar como se pode aplicar a teoria de utilidade multiatributo na avaliação de alternativas disponíveis a micro e pequenas empresas para viabilizar suas atividades de exportação, tomando-se decisões estratégicas quanto à escolha do mercado externo, bem como quanto aos canais de comercialização ideais. Através de um estudo de caso verificou-se que aquela teoria e os procedimentos de cálculos correlatos podem conduzir os decisores não apenas a implementar ações globalmente melhores, mas também a um maior aprendizado do problema, seus próprios valores e prioridades. Os resultados encontrados no estudo de caso foram considerados consistentes, uma vez que confirmaram a intuição do principal decisor envolvido, possibilitando seu entendimento e as justificativas pertinentes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-09-23
Cómo citar
Castanhar, D., & Gomes, L. F. A. M. (2008). A entrada de uma microempresa brasileira no mercado internacional: aplicação do apoio multicritério à decisão. Revista Economia & Gestão, 6(12). Recuperado a partir de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/32
Número
Sección
Artigos