Estratégias Empresariais para Jornais Impressos em Tempos de Internet: O Caso da Folha de Santa Cruz
Palabras clave:
caso de ensino, internet, jornais, estratégia.Resumen
O caso para ensino aborda a situação hipotética de um jornal impresso de âmbito regional que precisa desenvolver estratégias para fazer frente aos impactos da internet. As informações apresentadas refletem a situação de dezenas de jornais brasileiros de pequeno e médio porte que, apesar da sua tradição e credibilidade, passaram a enfrentar dificuldades relacionadas ao crescimento do número de usuários de internet e as facilidades de acesso a informações on-line, com queda no número de assinaturas e verbas de anunciantes. O caso de ensino inicia com o histórico do jornal Folha de Santa Cruz, sua trajetória de desenvolvimento e expansão na região de atuação. Na sequência, apresenta-se dados sobre a internet e resultados de uma survey realizada com 240 pessoas, que mostram os dilemas enfrentados atualmente pelos gestores de jornais impressos em função da influência da internet. Considerando o cenário apresentado, os diretores do jornal precisam tomar decisões estratégicas sobre como posicionar o jornal para minimizar a tendência de queda no número de assinantes e verbas dos anunciantes. Os estudantes são instigados a utilizar ferramentas para análise do ambiente externo e dos recursos internos do jornal, discutindo as tendências para o setor de mídia impressa e elaborando estratégias para a empresa descrita.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-12-19
Cómo citar
Wegner, D., & Sehnem, A. (2013). Estratégias Empresariais para Jornais Impressos em Tempos de Internet: O Caso da Folha de Santa Cruz. Revista Economia & Gestão, 13(33), 174–191. Recuperado a partir de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/3435
Número
Sección
Caso de Ensino