A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS ESPECÍFICOS NA DIFERENCIAÇÃO DE FIRMAS DO SETOR HOTELEIRO

Autores/as

  • Fábio Freitas Schilling Marquesan Professor do PPGA da Universidade de Fortaleza (Unifor)
  • Renata Fernandes Guzzo
  • Paulo Antonio Zawislak Professor do PPGA/EA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Jorge Tello-Gamarra Professor do curso de Engenharia Agroindustrial na Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n41p79

Palabras clave:

Ativos específicos, diferenciação, firma, serviços, hotelaria.

Resumen

O objetivo deste trabalho consiste em mensurar os ativos específicos de um grupo de hotéis localizados na cidade de Porto Alegre/RS (Brasil) e analisar o custo de governança dos mesmos em relação ao potencial de diferenciação das firmas que compõem esse setor econômico. O método empregado consistiu na análise detalhada dos sites da internet de 23 hotéis das categorias Luxo e Superior com a finalidade de listar os ativos que cada um deles oferece. Ao total foram analisados 69 ativos capazes de proporcionar diferenciação entre as firmas pesquisadas. Depois, essa lista foi avaliada por dois experts em hotelaria (que atribuíram pesos – zero, 1 e 2 – a cada ativo), de modo que a diferenciação entre as firmas, ponderada em função do peso dos seus ativos, fosse mensurada. A Economia dos Custos de Transação (ECT) responde pelo embasamento teórico deste trabalho, especialmente no que tange à relação custos de governança Vs. especificidade dos ativos. Dos resultados encontrados, destaca-se que as diferenças entre a especificidade dos ativos e os preços das diárias (tomados como indicador dos custos de governança) revelou uma estratificação em quatro grupos (I, II, III e IV), partindo daqueles hotéis que cobram preços mais acessíveis e oferecem poucos ativos específicos até aqueles que cobram mais caro por uma diária mas, em compensação, oferecem mais valor em termos de ativos específicos aos seus hóspedes. Isso confirma a validade, a acurácia e a relevância da ECT para a realização de estudos desta natureza. 

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Biografía del autor/a

Fábio Freitas Schilling Marquesan, Professor do PPGA da Universidade de Fortaleza (Unifor)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Renata Fernandes Guzzo

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Paulo Antonio Zawislak, Professor do PPGA/EA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Economia pela Universidade de Paris 7, França

Jorge Tello-Gamarra, Professor do curso de Engenharia Agroindustrial na Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Publicado

2015-12-22

Cómo citar

Marquesan, F. F. S., Guzzo, R. F., Zawislak, P. A., & Tello-Gamarra, J. (2015). A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS ESPECÍFICOS NA DIFERENCIAÇÃO DE FIRMAS DO SETOR HOTELEIRO. Revista Economia & Gestão, 15(41), 79–111. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n41p79