Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos

Autores/as

  • Alceu Souza
  • Silvio Cesar Avila
  • Wesley Vieira da Silva

Resumen

Este trabalho tem como objetivo a construção de um modelo hedônico visando a estimar a relaçãopreço-satisfação na compra de veículos populares novos. Tomou-se como hipótese inicial o fatode os preços dos veículos serem formados em função da presença ou não de determinado atributo,valendo-se da técnica de análise de regressão linear múltipla para determinar quais variáveis compõem o preço final do veículo. Os resultados auferidos a partir dos dados coletados de cinco montadoras instaladas no país levam à conclusão de que as variáveis mais importantes na composição do preço são air bag, ar-condicionado, direção hidráulica e carroceria sedan, enquanto as variáveis de menor importância, identificadas pelo modelo, são limpador e desembaçador de vidros traseiros, aquecedor e pintura metálica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2008-09-19

Cómo citar

Souza, A., Avila, S. C., & Silva, W. V. da. (2008). Modelos de preços hedônicos para estimar a relação preço-satisfação na compra de veículos. Revista Economia & Gestão, 7(15), 31–45. Recuperado a partir de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/8