Perspectivas da Contribuição do Transporte Ferroviário à Eficiência da Distribuição de Combustíveis (Álcool, Diesel e Gasolina) em Minas Gerais DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45

Autores/as

  • Bruno César de Melo Moreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Silveira Martins Universidade Federal de Minas Gerais
  • Guilherme Jonas Costa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45

Resumen

O objetivo geral deste trabalho foi analisar a logística de distribuição de combustível (álcool, gasolina e diesel) no Estado de Minas Gerais. Os combustíveis, dadas suas características físicas e de economicidade no transporte, são cargas consideradas cativas do transporte ferroviário. Contudo, há predomínio do transporte rodoviário reforçado pela baixa capilaridade da malha ferroviária. Foram estimados cenários de otimização e análise de sensibilidade destes resultados, sinalizando-se para valores extremamente significativos referentes a demanda reprimida no modal ferroviário, bem como seus impactos nos preços finais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Silveira Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Dr. do Departamento de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais

Guilherme Jonas Costa da Silva

Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia e Doutorando do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado

2009-09-24

Cómo citar

Moreira, B. C. de M., Martins, R. S., & Silva, G. J. C. da. (2009). Perspectivas da Contribuição do Transporte Ferroviário à Eficiência da Distribuição de Combustíveis (Álcool, Diesel e Gasolina) em Minas Gerais DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45. Revista Economia & Gestão, 9(20), 45–72. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p45