Representações sociais do trabalho em um quadro de expectativa da primarização: Um estudo em uma instituição de ensino superior DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p89

Autores/as

  • Luiz Alex Silva Saraiva Centro Universitário UNA
  • Silvana de Oliveira Faria Vianna

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p89

Palabras clave:

Representações sociais, Trabalho, Primarização

Resumen

Neste artigo se analisa a influência da expectativa de primarização sobre as representações sociais do trabalho em uma instituição de ensino superior mineira. Foi conduzido um estudo qualitativo baseado em entrevistas semi-estruturadas com profissionais das áreas de vigilância e limpeza de uma empresa que prestava serviço à instituição de ensino superior em um momento que precedeu a sua primarização, material examinado por meio da análise francesa de discurso (BAKHTIN, 2006; FIORIN, 2003). Os principais resultados indicam que as representações do processo são muito positivas, processo do qual os entrevistados esperavam se beneficiar diretamente, em termos profissionais e simbólicos, e indiretamente pelas oportunidades para as suas famílias, principalmente para os seus filhos. Pelo elevado nível de expectativas, é provável que os empregados se frustrem, o que influenciará suas representações sociais e desempenho no trabalho, algo considerado menos importante em termos de estratégia organizacional, que se aproxima ora da terceirização, ora da primarização.

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Biografía del autor/a

Luiz Alex Silva Saraiva, Centro Universitário UNA

Doutorando e Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da UFMG

Professor do Centro Universitário UNA

Silvana de Oliveira Faria Vianna

Especialista em Gestão Empresarial e Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira FUNCESI

Publicado

2009-09-24

Cómo citar

Saraiva, L. A. S., & Vianna, S. de O. F. (2009). Representações sociais do trabalho em um quadro de expectativa da primarização: Um estudo em uma instituição de ensino superior DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p89. Revista Economia & Gestão, 9(20), 89–113. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2009v9n20p89