O uso da metodologia multicritério em apoio a decisão construtivista para avaliar o desempenho do programa de cursos de pós-graduação Lato Sensu DOI – 10.5752/P.1984-6606.2012v12n28p30

Autores/as

  • Gisele Mazon
  • Marcus Vinícius Lima
  • Thiago Coelho Soares Unisul
  • Fernando Serra

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2012v12n28p30

Palabras clave:

Avaliação de Desempenho, MCDA, IES, Pós-graduação Lato Sensu

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar a estrutura de uma metodologia de avaliação de desempenho para programas de cursos de pós-graduação Lato Sensu. Optou-se por utilizar a metodologia Multicritério em Apoio a Decisão Construtivista (MCDA), por se tratar de uma metodologia que fornece uma abordagem estruturada do contexto a partir das percepções e valores envolvidos no processo decisorial.Como as percepções e valores variam para cada organização, neste estudo será apresentado a estrutura para uma Instituição de Ensino Superior - IES comunitária. Com a aplicação da metodologia MCDA, a partir das percepções e valores identificados, pôde-se verificar o desempenho dos cursos de pós graduação em diversos níveis: mercado, marca, docente, infra-estrutura e operacionalização. Verificou-se que todos os três cursos tem como nível crítico, abaixo do mínimo desejável, a parceria com o mercado. Já a titulação do professores e a localização dos cursos foram consideradas nível de excelência, acima do valor desejável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gisele Mazon

Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Analisata Acadêmica da Unisul

Marcus Vinícius Lima

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC/ESAG; Especialização em Finanças empresariais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de capitais - IBMEC/SP; Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Exerceu, durante 10 anos, a gerência geral em Finanças na Portobello S.A. Foi empresário, durante 10 anos, de empresas de pequeno porte. Atualmente desenvolve suas atividades na graduação da Unisul Business School e no Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul, com foco em finanças corporativas e avaliação multicritério de apoio à decisão.

Thiago Coelho Soares, Unisul

Professor do Curso de Administração, Administração e Negócios - UBS
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gestão Empresarial, EaD
Vice Coordenação dos Cursos de Administração, EaD

Fernando Serra

Possui Doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), Mestrado em Materiais e Metalurgia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), MBA em Management para Gerentes e Diretores pela FGV/RJ (1997) e Graduação em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980). Atualmente é professor da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, onde dirige a Unisul Business School e é professor do Mestrado em Admnistração. Sua experiência como docente inclui a coordenação do Mestrado em Administração da UNISUL e atuação no IBMEC/RJ, IAG PUC-Rio, EBAPE e FGV-Management, Candido Mendes - Ipanema e UFRRJ. Sua experiênica profissional inclui cargos de direção e consultoria, destacando a de Diretor das Fundições do Rossio de Abrantes (Abrantes, Portugal) e de Gerente da Metalúrgica Magotteaux (Rio de Janeiro, Brasil).

Publicado

2012-08-31

Cómo citar

Mazon, G., Lima, M. V., Soares, T. C., & Serra, F. (2012). O uso da metodologia multicritério em apoio a decisão construtivista para avaliar o desempenho do programa de cursos de pós-graduação Lato Sensu DOI – 10.5752/P.1984-6606.2012v12n28p30. Revista Economia & Gestão, 12(28), 30–52. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2012v12n28p30