PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86

Autores/as

  • Ana Clara Lacerda Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Isabel Rocha Assis Universidade Federal de Uberlândia
  • Denise Mendes da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • José Dutra de Oliveira Neto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86

Palabras clave:

Honestidade Acadêmica. Ética. Ensino. Contabilidade

Resumen

 

Os recentes escândalos corporativos trouxeram para o ensino da contabilidade a discussão relativa ao comportamento ético do profissional contábil. As pesquisas sobre honestidade acadêmica podem fomentar não só essa discussão, mas também a preparação do aluno para enfrentar a complexidade do ambiente corporativo. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos discentes e docentes de um curso de graduação em Ciências Contábeis acerca da honestidade acadêmica. É uma pesquisa descritiva com uma amostra de 17 professores e 469 alunos que analisaram diversos casos com honestidade questionável. Os resultados evidenciam diferenças de percepções entre alunos e professores em relação à honestidade acadêmica e às penalidades aplicáveis a casos percebidos como academicamente desonestos. Tais resultados confirmam as diferenças percebidas em estudos anteriores e indicam que a honestidade acadêmica ainda é um problema no ensino da contabilidade. Assim, a discussão sobre essa temática em sala de aula deve ser incentivada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Clara Lacerda Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmica do curso de Ciências Contábeis e integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Ana Isabel Rocha Assis, Universidade Federal de Uberlândia

Acadêmica do curso de Ciências Contábeis e integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Denise Mendes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Contabilidade pela FEARP/USP

Professora da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU)

José Dutra de Oliveira Neto, Universidade de São Paulo

Doutor em Controladoria e Contabilidade

Publicado

2014-03-24

Cómo citar

Oliveira, A. C. L., Assis, A. I. R., da Silva, D. M., & de Oliveira Neto, J. D. (2014). PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86. Revista Economia & Gestão, 14(34), 86–118. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86