O CASO DA TERRAPLANAGEM BARBOSA

Autores/as

  • Tiago Farias Dias Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Derli Luís Angnes Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Douglas Wegner Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p152

Palabras clave:

Empreendimento. Finanças. Análise de viabilidade.

Resumen

Este caso para ensino tem como objetivo subsidiar alunos de cursos de graduação e pósgraduação no processo de decisão de viabilidade de investimento a partir de uma análise financeira e econômica de um empreendimento do setor de prestação de serviços. A análise de viabilidade reduz os riscos inerentes ao investimento de capital e proporciona informações relevantes para a tomada de decisão em negócios. Considerando esse aspecto, o caso para ensino propõe a realização de um estudo de viabilidade econômica de um empreendimento em terraplenagem, com base em um caso verídico de consultoria financeira empresarial em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Ao final do caso, o aluno é instigado a analisar a viabilidade do negócio, por meio das atividades propostas nas notas de ensino. 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Farias Dias, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Possui graduação em Administração pela Faculdades Integradas de Taquara (2010) e Mestrado Profissional em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2012). Atualmente é professor horista da Universidade de Santa Cruz do Sul , sócio - Imaginative Educação Empresarial, consultor - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre e coordenador do Projeto de Extensão Produtiva e Inovação do Vale do Caí (Convênio UNISC/ AGDI). Tem experiência na área de Administração, com ênfase na área financeira.

Derli Luís Angnes, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Derli Luís Angnes é Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Gestão e Organização da Escola. É Bacharel em Administração. Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas e Tecnólogo em Gestão de Marketing. Além disso, Técnico em Agropecuária e possui uma ampla qualificação profissional nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Mecânica, Automação Industrial e Gestão, totalizando aproximadamente 4.105 horas em cursos realizados em sua maioria no SENAI. Foi docente titular do Curso de Aprendizagem Industrial em Eletrônica (1.200h) e do Curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo (800h) no SENAI de Santa Cruz do Sul (RS) de 1999 a 2012. Também possui experiência no ensino superior, como professor em disciplinas de administração.

Douglas Wegner, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Possui graduação em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), com período-sanduíche na Universität zu Köln (Alemanha). Atualmente é professor Adjunto do Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Revisor de artigos para o Enanpad, Eneo, 3Es, EnEPQ e periódicos na área de administração. Desenvolve projeto de pesquisa sobre a dinâmica de desenvolvimento de redes interorganizacionais, com financiamento da FAPERGS e CNPQ. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de empresas, arranjos organizacionais, cooperação empresarial e competitividade.

Publicado

2016-08-08

Cómo citar

Dias, T. F., Angnes, D. L., & Wegner, D. (2016). O CASO DA TERRAPLANAGEM BARBOSA. Revista Economia & Gestão, 16(43), 152–173. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p152

Número

Sección

Caso de Ensino