A EFICIÊNCIA DOS GASTOS PUBLICOS COM A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

Autores/as

  • Sergio Begnini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Humberto Tonani Tosta Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n46p43

Palabras clave:

Eficiência, Análise envoltória de dados, Educação fundamental.

Resumen

A educação no Brasil possui orçamento anual próprio, a ser utilizado no desenvolvimento educacional. A eficiência na utilização de tais recursos é um dos desafios que se faz presente e que pode ser objeto de estudo. A presente pesquisa tem por objetivo avaliar a eficiência dos gastos com a educação fundamental nos estados brasileiros, no ano de 2011, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA). Os estados foram classificados quanto à eficiência, sendo possível realizar comparações entre os mesmos e entre as regiões brasileiras. Os resultados indicam que 25,92% dos estados brasileiros apresentaram gastos eficientes enquanto 74,08% apresentaram resultados ineficientes, apontando para a necessidade de melhorias na gestão educacional e dos recursos utilizados. Conclui-se que a educação merece especial atenção por parte do Estado, principalmente por impactar no nível de bem-estar da população, contribuir para maior produtividade e gerar desenvolvimento.

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Biografía del autor/a

Sergio Begnini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional. Bacharel em Administração. Administrador - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Humberto Tonani Tosta, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Administração.

Publicado

2017-07-24

Cómo citar

Begnini, S., & Tosta, H. T. (2017). A EFICIÊNCIA DOS GASTOS PUBLICOS COM A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA). Revista Economia & Gestão, 17(46), 43–59. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n46p43