CONCESSÃO DE AEROPORTOS NO BRASIL: A TRANSFERÊNCIA DA GESTÃO DO AEROPORTO DE CONFINS PARA A INICIATIVA PRIVADA

Autores/as

  • Izabela Davanzo de Paiva Universidade Federal de Alfenas
  • Wesllay Carlos Ribeiro Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p85

Palabras clave:

Concessão de Aeroportos, Participação da Iniciativa Privada, Aeroporto de Confins, Concessão do Aeroporto de Confins, Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

Resumen

Esse artigo estuda o processo de transferência da gestão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves- Confins do poder público para a iniciativa privada por meio da concessão. O edital do leilão e o contrato de concessão do Aeroporto de Confins foram os principais documentos estudados. Discute-se principalmente os pontos dessa concessão que destoam do regime de concessão previsto na legislação brasileira. Destaca-se que o alto valor de outorga no leilão é oposto à modicidade de tarifas, transformando a concessão em forma de o Estado arrecadar divisas e exigindo que o parceiro privado faça investimentos no setor aéreo como um todo. Outro ponto é a participação da Infraero, com 49% do capital social da concessionária, que cria um novo modelo de concessão, um híbrido que faz com que a União despenda e arrecade recursos de maneira concomitante. Com esse estudo pode-se concluir que a concessão do Aeroporto de Confins possui diversos aspectos controversos que deveriam ser profundamente discutidos pela academia e sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-01-18

Cómo citar

Davanzo de Paiva, I., & Ribeiro, W. C. (2018). CONCESSÃO DE AEROPORTOS NO BRASIL: A TRANSFERÊNCIA DA GESTÃO DO AEROPORTO DE CONFINS PARA A INICIATIVA PRIVADA. Revista Economia & Gestão, 17(47), 85–104. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p85