DE JOVEM A JOVEM APRENDIZ:

REFLEXÕES SOBRE AUTOFORMAÇÃO DO SUJEITO NO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

Auteurs-es

  • Magno Geraldo de Aquino Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2023v23n65p119-140

Mots-clés :

Formação Profissional, Autoformação, Jovem Aprendiz, Foucault

Résumé

Este trabalho, de fundamentação qualitativa, objetiva analisar a autoformação do jovem trabalhador atendido na Associação Ensino Social Profissionalizante (ESPRO), através das atividades empreendidas pelo Programa Jovem Aprendiz. Para tanto, examinaram-se os modos como os jovens se organizam em torno da noção de jovem aprendiz, como um conhecimento que não existe em sua forma natural, senão como uma construção social e histórica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, abordando questões relacionadas às singularidades do campo investigado e dos indivíduos pesquisados e análises das práticas discursivas na busca de desvelamentos de sentidos construídos pelos jovens entrevistados na formação de si. Para compreender como os sujeitos são constituídos recorreu-se a leituras de Foucault sobre subjetividade e tecnologias/práticas de si, argumentando-se que o jovem é formado como um sujeito pensante e atuante por meio dos modos de objetivação e subjetivação em torno do conceito de jovem aprendiz. O artigo contribui como fundamento empírico para reflexões teóricas, em que se analisam a importância do sujeito como elemento fundamental nas questões organizacionais envolvidas na constituição do sujeito ético.

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Biographie de l'auteur-e

Magno Geraldo de Aquino, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração pelo CEPEAD/UFMG, na área de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

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Publié-e

2023-11-30

Comment citer

Aquino, M. G. de. (2023). DE JOVEM A JOVEM APRENDIZ: : REFLEXÕES SOBRE AUTOFORMAÇÃO DO SUJEITO NO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ. Revista Economia & Gestão, 23(65), 119–140. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2023v23n65p119-140