“DAI E DAR-SE-VOS-Á”

RELAÇÕES ENTRE FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS ELEITORAIS, MERCADO E NÃO-MERCADO

Auteurs-es

  • Maria Luiza Souza Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES
  • Paula Ferreira Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES
  • Ana Luiza de Souza Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES
  • Felipe Fróes Couto Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES https://orcid.org/0000-0002-4928-9920

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2025v25n72p97-115

Mots-clés :

Não-mercado, Financiamento eleitoral, Patrimonialismo

Résumé

Esta pesquisa analisou como se caracterizou a dinâmica de interesses de mercado e não-mercado que nortearam o financiamento de campanha do partido Republicanos nas eleições municipais de 2020 no estado de Minas Gerais, a fim de analisar a prática de financiamento de campanha como método de influência e intervenção no ambiente político. Utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória na qual foram analisados os doadores dos 37 prefeitos eleitos nos municípios mineiros, que representam 17,53% dos candidatos eleitos pelo partido Republicanos em todo o país. Os dados foram extraídos do site do TSE no
tópico de divulgação de candidaturas e contas eleitorais. Em seguida, foram investigados possíveis vínculos entre doadores e o poder público, averiguando se havia alguma relação de ganho econômico de qualquer natureza. Os dados foram tratados com auxílio dos softwares Microsoft Excel e Power BI. Ao extrair os dados e analisá-los, foi possível concluir que parte considerável dos recursos que financiam as campanhas dos candidatos eleitos têm origem em doações de pessoas físicas e, na maioria dos casos, tais doações possuem relação com obtenção de vantagens econômicas diretas ou, por vezes, benefícios patrimonialistas, como a nomeação para cargos comissionados.

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Publié-e

2025-10-02

Comment citer

Souza Ferreira, M. L., Ferreira Ribeiro, P., de Souza Fonseca, A. L., & Fróes Couto, F. (2025). “DAI E DAR-SE-VOS-Á”: RELAÇÕES ENTRE FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS ELEITORAIS, MERCADO E NÃO-MERCADO. Revista Economia & Gestão, 25(72), 97–115. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2025v25n72p97-115