Feirante ou barraqueiro? Identidades e estratégias na Feira do Jubileu

Auteurs-es

  • Alexandre de Pádua Carrieri
  • Mariana Mayumi Pereira de Souza
  • Gabrielle Oliveira Almeida

Mots-clés :

Identidade, Estratégia, Táticas, Informalidade.

Résumé

Este artigo objetiva investigar as possíveis relações existentes entre as identidades aferidas e a construção de estratégias em organizações informais atuantes na feira do Jubileu, em Congonhas do Campo, Minas Gerais. Destaca-se a relevância econômica, e mais recentemente turística, conferida à feira desde a institucionalização da Estrada Real. Os métodos utilizados foram observações assistemáticas e entrevistas semi-estruturadas, utilizando-se a análise do discurso como ferramenta de análise dos dados. Os resultados da pesquisa possibilitaram a compreensão de temas relativos à manutenção, organização e gestão de organizações informais. A identidade do indivíduo como participante da feira, assim como o próprio significado conferido ao evento, influenciaram as estratégias e táticas empreendidas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2009-03-03

Comment citer

Carrieri, A. de P., Souza, M. M. P. de, & Almeida, G. O. (2009). Feirante ou barraqueiro? Identidades e estratégias na Feira do Jubileu. Revista Economia & Gestão, 8(17), 70–87. Consulté à l’adresse https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/310