RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

Auteurs-es

  • Kenny Basso Faculdade Meridional – IMED – Passo Fundo/RS
  • Elaine Aparecida Schwab Faculdade Pe. João Bagozzi, Curitiba/PR
  • Licione Torres Marques Isbert Faculdades Monteiro Lobato – Porto Alegre/RS
  • Luiz Antonio Slongo Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n41p5

Mots-clés :

Lealdade, Ensino Superior, Antecedentes da Lealdade.

Résumé

A competitividade dos mercados, inclusive do mercado de ensino superior, tem forçado as organizações, neste caso as instituições de ensino superior, a melhorar a gestão da relação com seus clientes ou estudantes. Assim, o tema lealdade torna-se um estudo de extrema importância, inclusive no campo do ensino superior, o qual tem demonstrado um grande dinamismo, tanto pelo crescimento da demanda como pelo crescimento da oferta, aquecendo a competição principalmente junto às instituições privadas. Desta forma, o principal foco deste estudo é avaliar as relações de interdependência entre confiança, comprometimento, qualidade percebida e lealdade em estudantes de ensino superior. Os resultados mostraram que tanto a qualidade como o comprometimento têm uma forte participação na formação da lealdade, enquanto a confiança parece não relacionar-se diretamente com a lealdade, porém tendo uma participação forte na construção do relacionamento entre as partes, uma vez que relaciona-se significativamente com o comprometimento. Discussões e conclusões acerca dos resultados encontrados são apresentados ao final do artigo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Kenny Basso, Faculdade Meridional – IMED – Passo Fundo/RS

Doutor em Administração. Professor e Pesquisador da Escola de Administração da Faculdade Meridional - IMED.

Elaine Aparecida Schwab, Faculdade Pe. João Bagozzi, Curitiba/PR

Mestre em Administração e Negócios. Professora da Faculdade Pe. João Bagozzi.

Licione Torres Marques Isbert, Faculdades Monteiro Lobato – Porto Alegre/RS

Mestre em Administração e Negócios. Professora da Faculdades Monteiro Lobato

Luiz Antonio Slongo, Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS

Doutor em Administração. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Téléchargements

Publié-e

2015-12-22

Comment citer

Basso, K., Schwab, E. A., Isbert, L. T. M., & Slongo, L. A. (2015). RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE CONFIANÇA, COMPROMETIMENTO, QUALIDADE PERCEBIDA E LEALDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR. Revista Economia & Gestão, 15(41), 5–32. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n41p5

Numéro

Rubrique

Artigos