Conhecimentos em relações intra e interfirma no desenvolvimento de novo produto

Auteurs-es

  • José Leonardo de Araújo

Résumé

A pesquisa resumida neste trabalho trata da identificação do lócus de conhecimentos aplicados no Desenvolvimento de Novo Produto – doravante denominado DNP – com base nas relações intrafirma e interfirma estabelecidas pelos atores envolvidos. Realizou-se um estudo de caso qualitativo, tratando do desenvolvimento de um novo tipo de motor aplicado à indústria de automóveis, com a participação de quatro firmas e de suas respectivas áreas funcionais diretamente envolvidas no processo de desenvolvimento. Foram identificados 23 diferentes tipos de conhecimento aplicados ao desenvolvimento do novo produto, os quais foram agrupados em quatro distintas naturezas, isto é, conhecimentos relacionados com mercado, novas tecnologias, produto e processos. Considerando-se a premissa de que os conhecimentos residem em relações intra e interfirma, observou-se a existência de 15 conhecimentos com lócus intrafirma e de oito conhecimentos com lócus interfirma. O modelo de pesquisa revelou a existência de conhecimentos com lócus intrafirma nas quatro naturezas, enquanto os conhecimentos com lócus interfirma concentram-se apenas nas naturezas produto e processos.

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Publié-e

2008-09-24

Comment citer

Araújo, J. L. de. (2008). Conhecimentos em relações intra e interfirma no desenvolvimento de novo produto. Revista Economia & Gestão, 4(8). Consulté à l’adresse https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/82

Numéro

Rubrique

Notas de Pesquisa