O conceito de competências e sua aplicação na gestão estratégica de pessoas nas empresas atuantes no Brasil DOI – 10.5752/P.1984-6606.2012v12n29p17

Auteurs-es

  • Lina Eiko Nakata Universidade de São Paulo (USP)
  • Edileusa Godói Sousa Universidade Federal de Uberlândia

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2012v12n29p17

Mots-clés :

Competências, Gestão de Pessoas, Gestão por Competências.

Résumé

A gestão por competências ganha importância nas discussões acadêmicas, devido as empresas visarem a sua perenidade num mercado cada vez mais competitivo. A definição de competências adotada neste trabalho tem uma abordagem de origem francesa que se desenvolveu no Brasil nas últimas duas décadas (FLEURY, 2000; ZARIFIAN, 2001; LE BOTERF, 2003; RETOUR, 2005; RUAS et al., 2005; DUTRA et al., 2006). Este artigo apresenta os resultados de um levantamento com 125 profissionais de recursos humanos que atuam em organizações brasileiras relevantes, sobre a compreensão e utilização do conceito de competências nas suas organizações. O objetivo foi relacionar o conceito de competências humanas com a gestão de pessoas, mostrando a visão dos gestores na adoção de um modelo de gestão por competências, cuja referência pôde ser analisada por meio de uma questão aberta contida no questionário aplicado, além dos resultados percebidos, por meio de níveis de concordância para diferentes aspectos organizacionais. Os resultados demonstraram que a compreensão do conceito é pulverizada e que, mesmo que a maioria da amostra compreenda competências somente como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, pelo menos uma parcela as entende de modo mais avançado, voltado à estratégia empresarial e/ou aos resultados. Também se viu que, com a implantação do modelo de competências, em boa parte das empresas houve muita ou média melhoria.

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Bibliographies de l'auteur-e

Lina Eiko Nakata, Universidade de São Paulo (USP)

Universidade de São Paulo (USP)

Mestre e doutoranda em Administração pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa de clima organizacional, gestão por competências e gestão do conhecimento.

Edileusa Godói Sousa, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), tem mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo - Faculdades Integradas do Triângulo (1994), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo social, competência, sucessão, responsabilidade social e gênero.

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Publié-e

2012-11-29

Comment citer

Nakata, L. E., & Sousa, E. G. (2012). O conceito de competências e sua aplicação na gestão estratégica de pessoas nas empresas atuantes no Brasil DOI – 10.5752/P.1984-6606.2012v12n29p17. Revista Economia & Gestão, 12(29), 19–41. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2012v12n29p17