UM MODELO DE LOCALIZAÇÃO BASEADO NA METODOLOGIA ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP) PARA FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DA CADEIA AUTOMOTIVA DO ESTADO DA BAHIA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n37p80Mots-clés :
Teoria da localização. Analytic Hierarchy Process. Setor automotivoRésumé
Uma multinacional do setor automotivo anunciou oficialmente que se instalará no estado da Bahia. O empreendimento, que prevê investimentos de aproximadamente R$20 milhões, tem potencial para atrair cerca de quatrocentas novas indústrias de autopeças. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a metodologia Analytic Hierarchy Process (AHP) como suporte a um modelo de decisão de escolha de localização de fábricas de autopeças no estado da Bahia, com a chegada de uma nova montadora de veículos na região de Camaçari, valendo considerar que cada cidade apresenta características que modificam a importância relativa de cada fator de localização no tempo. A análise por especialistas envolve considerar um grande número de fatores, sendo o método AHP eficiente para determinar a importância de cada aspecto e reduzir a subjetividade neste processo. A localização ótima deste conjunto de organizações, utilizando um método confiável, pode reduzir gastos em toda a cadeia de suprimentos e, consequentemente, aumentar a vantagem competitiva e os benefícios econômicos e sociais.