“MOCINHO” OU “BANDIDO”?: O MARKETING E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE NO “FIO DA NAVALHA” DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p251
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p251Mots-clés :
Marketing e Sociedade, Aspectos Positivos do Marketing, Disfunções doMarketing.Résumé
O marketing, ao longo de mais de 100 anos de existência como área de conhecimento, sedesenvolveu e ampliou, de forma significativa, seu escopo de interesse. Durante esse período,suas práticas se intensificaram, passando a serem utilizadas não só por empresas, mas tambémpor governos e outras entidades. Assim, como instituição social, o marketing está emconstante relação com a sociedade, o que reflete em frequentes questionamentos quanto aoseu verdadeiro papel. Frente a isso, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre opapel do marketing na sociedade, procurando demonstrar tanto suas contribuições quanto suasdisfunções. Para isso, inicialmente é feita uma abordagem histórica do Marketing desde oinício do século XX. Em seguida, são apresentados aspectos positivos do Marketing,buscando demonstrar suas contribuições para a melhoria do bem-estar da sociedade. Nasequência, abordam-se diversos argumentos que podem se constituir como disfunções dasatividades mercadológicas no contexto atual. Por fim, são tecidas considerações sobre aperspectiva futura do marketing na sociedade.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2015-10-21
Comment citer
Leite, R. S., Pinto, M. de R., Teixeira, D. J., Joaquim, A. de M., & Andrade, M. L. de. (2015). “MOCINHO” OU “BANDIDO”?: O MARKETING E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE NO “FIO DA NAVALHA” DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p251. Revista Economia & Gestão, 15(40), 251–275. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p251
Numéro
Rubrique
Artigos
