MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: A ADERÊNCIA DOS GESTORES PARA O ALCANCE DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n44p24Palabras clave:
Competências gerenciais. Gestão do desempenho. Desempenho organizacional. Gestão de pessoasResumen
O objetivo deste trabalho foi identificar a relação entre comportamentos de entrega pré-definidos para os gestores e resultados financeiros e/ou operacionais obtidos em unidades de alta performance, em uma Instituição Financeira. O questionário da pesquisa foi respondido por 241 subordinados de gestores atuantes nos cargos de Gerente, Coordenador e Supervisor. Os dados confirmaram aderência ao modelo vigente, sendo que há correlação entre o grau em que as competências são demandadas e aquilo que os gestores expressam no trabalho, conforme percepção de seus subordinados. A média das avaliações em todos os comportamentos de entrega e o índice das competências gerenciais foram superiores ao limite inferior de aceitabilidade da organização. Apesar disso, ressalta-se a necessidade de redução nos gaps de algumas competências como ação de Gestão de Pessoas. As conclusões sugerem a necessidade de adotar constantes melhorias nas práticas de gestão de pessoas para favorecer a expressão das competências gerenciais no trabalho que podem influenciar positivamente o alcance de um desempenho empresarial superior. Os resultados obtidos, bem como as análises realizadas podem servir como insumo, tanto para instituições financeiras que adotam modelos de gestão similares, como para outras organizações e para novos estudos acadêmicos.