Ambiente, estratégias, estruturas e recursos: as PUCs em busca de efetividade
Palavras-chave:
Efetividade organizacional, Estratégia, Universidades e FaculdadesResumo
Este artigo relata parcialmente os resultados obtidos pela pesquisadora em sua tese de doutorado, quando foi analisada, de forma mais ampla, a questão da efetividade de instituições de ensino superior e as estratégias de gestão que influenciam na performance destas organizações. A pesquisa foi realizada em cinco Pontifícias Universidades Católicas brasileiras, cuja efetividade foi analisada a partir de três conjuntos de informações: coleta e análise de informações primárias e secundárias, entrevistas e teste de modelo de efetividade desenvolvido por Cameron (1978) e Clott (1994). Os resultados indicam que efetividade é resultante das decisões políticas adotadas a partir do modelo de universidade que, tanto um país quanto uma instituição, adotam como referência a ser alcançada. A nível estratégico, importante decisões foram implementadas nos últimos anos e elas aparecem relacionadas a: redefinição do modelo institucional; revisão do modelo de financiamento; expansão da base de graduação; incentivos à titulação e definição de estratégias para fixação de docentes; expansão das atividades de pósgraduação "stricto sensuâ€?; investimentos em infra-estrutura. Efetividade em instituições de ensino superior é um tema polêmico no Brasil e não há consenso sobre o que significa uma instituição efetiva ou como medir dimensões de efetividade. Nossa pesquisa pretende ter contribuído para subsidiar o debate acerca de algumas dessas questões.Downloads
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Publicado
2008-09-29
Como Citar
Bertucci, J. L. de O. (2008). Ambiente, estratégias, estruturas e recursos: as PUCs em busca de efetividade. Revista Economia & Gestão, 1(1). Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/125
Edição
Seção
Artigos