Mãe, não quero ser engenheiro! Dilemas de carreira

Autori

  • Luciano Venelli Costa Universidade Metodista de São Paulo
  • Almir Martins Vieira Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n31p182-200

Parole chiave:

carreira, dilemas de carreira, crise profissional, autoavaliação de carreira.

Abstract

Este trabalho relata o caso de um profissional frente a dilemas de carreira, em meio a uma crise de identidade pessoal e profissional, após deixar de lado a carreira de engenheiro e passar a empreender outras atividades que, aparentemente, oferecem independência financeira, segurança e melhor qualidade de vida. Alguns anos após a formatura, o personagem percebe que a mudança na trajetória de carreira não lhe propiciou e nem propiciará os resultados que almejava. Pressionado pela idade e pela família, busca uma nova definição de sua carreira. Surge uma oportunidade para trabalhar como webmaster de uma provedora de internet. A decisão exige uma autoavaliação criteriosa sobre suas expectativas, interesses e preferências individuais. O caso explora os problemas enfrentados por aqueles que optam por carreiras em busca de melhor qualidade de vida e coerência com seus valores e princípios éticos e morais. Promove também uma discussão das crises de carreira, na perspectiva do indivíduo. Fatores como tipos psicológicos, âncoras de carreira, estágios da vida vocacional e ciclos típicos da trajetória de vida da pessoa, dentre outros, entrecruzam-se no processo de autoconhecimento, criando um cenário adequado para a discussão e encaminhamentos de soluções.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Luciano Venelli Costa, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP)

Mestre e graduado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI)

Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre e graduado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Professor do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Administração da Universidade Metodista de São Paulo

Pesquisador da Cátedra de Gestão de Cidades (UMESP)

Pubblicato

2013-06-24

Come citare

Costa, L. V., & Vieira, A. M. (2013). Mãe, não quero ser engenheiro! Dilemas de carreira. Revista Economia & Gestão, 13(31), 182–200. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n31p182-200

Fascicolo

Sezione

Caso de Ensino