AMPLIANDO O CONHECIMENTO SOBRE A INTENÇÃO PARA A INOVAÇÃO

UM MODELO BASEADO EM GESTÃO

Autori

  • Bárbara Monteiro Bivar de Oliveira UNIFESP
  • Alcides Barrichello
  • Rogerio Scabim Morano

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2024v24n68p22-40

Parole chiave:

Inovação, Competitividade, Práticas de gestão, Orientação para inovação

Abstract

Diversas empresas procuram desenvolver uma cultura organizacional orientada para inovação, dado que a enxergam como um diferencial competitivo para alavancarem seus produtos e serviços no longo prazo. Inspirar as equipes a pensarem de forma diferente e encontrar soluções disruptivas para alcançar suas metas internas leva tempo e exige metodologia para conduzir a rotina de trabalho. Logo, as empresas que adotam certas práticas de gestão e conseguem se destacar no contexto do atual mercado corporativo, merecem ser analisadas cuidadosamente. Esta pesquisa tem como foco as práticas de gestão que podem impactar positivamente a cultura organizacional, aumentando a orientação para inovação das companhias. A partir da literatura revisada, desenvolveu-se um modelo teórico e foi aplicado um questionário junto aos colaboradores de diversas empresas brasileiras, visando identificar quais variáveis de gestão exercem maior influência na orientação para inovação. Através da validação estatística por modelagem de equações estruturais, foi possível comprovar que 67% da orientação para inovação é explicada pelas práticas de gestão: Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas e Políticas de RH

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Pubblicato

2024-11-11

Come citare

Oliveira, B. M. B. de ., Barrichello, A. ., & Morano, R. S. . (2024). AMPLIANDO O CONHECIMENTO SOBRE A INTENÇÃO PARA A INOVAÇÃO: UM MODELO BASEADO EM GESTÃO. Revista Economia & Gestão, 24(68), 22–40. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2024v24n68p22-40

Fascicolo

Sezione

Artigos