Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural

Autori

  • Betania Tanure
  • Vera Lúcia Cançado

Parole chiave:

Gestão internacional, Fusões e aquisições, Integração cultural

Abstract

Neste artigo, busca-se discutir a relação entre a estratégia de aquisição (motivo da compra) e as formas de integração cultural entre empresas adquirentes e adquiridas. Para demonstrar essa relação, são analisados os casos da aquisição do Banco Francês Brasileiro e do Banco do Estado de Minas Gerais pelo Banco Itaú, confrontando-os com o caso da aquisição do Banco Real pelo ABN-Amro. Os resultados demonstram que a integração se deu via assimilação quando a motivação da aquisição estava relacionada prioritariamente a questões de mercado – penetração ou expansão geográfica. Em operações voltadas para a obtenção de know-how quando a adquirida se encontrava em boa situação financeira, ou ainda apresentava estrutura maior do que a operação local da adquirente, buscou-se preservar suas características, e a integração se deu via pluralidade cultural, evoluindo para mescla.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2008-09-24

Come citare

Tanure, B., & Cançado, V. L. (2008). Relacionando o motivo da aquisição com diferentes processos de integração cultural. Revista Economia & Gestão, 4(8). Recuperato da https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/76