Análise dos canais de comercialização: o caso dos produtos agroindustrializados no mercado público DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p8
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p8Parole chiave:
canais de comercialização, pequenos produtores, certificação, rastreabilidade, segurança do alimentoAbstract
A cadeia de frutas frescas está focando de forma crescente no valor adicionado e na redução de custos, procurando atender a demanda do consumidor. A cadeia de produtos agroindustrializados no mercado público do município de Santa Rosa (estado do Rio Grande do Sul, Brasil) é um caso particular para analisar a importância dos custos de transação com o intuito de produzir com mais eficiência. O artigo tem como objetivo verificar o funcionamento da cadeia de mercado e analisar a percepção dos produtores entrevistados em relação à segurança alimentar, rastreabilidade e certificação. O artigo também propõe uma análise do tipo de governança utilizado na referida cadeia com relação às características transacionais. O referencial teórico baseou-se nos conceitos da Cadeia Global de Valor. Apesar da estrutura de governança ser caracterizada como de mercado, os canais de comercialização de produtos agroindustrializados comercializados no mercado público de Santa Rosa-RS são bem coordenados. No entanto, os produtores precisam aumentar seus níveis de percepção e se familiarizar em relação aos assuntos ligados à segurança do alimento, rastreabilidade e certificação. Políticas públicas são necessárias para prover um sistema de monitoramento e assistência aos produtores.Downloads
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Pubblicato
2010-09-09
Come citare
Dorr, A. C., Costa, M. L. da, & Reys, M. A. dos. (2010). Análise dos canais de comercialização: o caso dos produtos agroindustrializados no mercado público DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p8. Revista Economia & Gestão, 10(23), 8–22. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p8
Fascicolo
Sezione
Artigos