A UTILIZAÇÃO DE MEDIDAS DE ANÁLISE DE REDES SOCIAIS NAS PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n35p212

Autori

  • Fabiane Cristina Brand Unisinos
  • Jorge Renato Verschoore Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n35p212

Parole chiave:

Análise de Redes Sociais. Redes sociais. Relacionamentos interorganizacionais

Abstract

A Análise de Redes Sociais (ARS) é uma técnica que visa mensurar e mapear conexões entre atores em um coletivo, utilizando-se de conhecimentos da Sociologia, Matemática e Estatística. Com o objetivo de analisar a intensidade da adoção de medidas estruturais, relacionais e posicionais da Análise de Redes Sociais, em estudos na área de Administração, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos no período de 1987 a 2011. Entre os resultados, identificaram-se o crescimento no número de publicações e a concentração da utilização das medidas de centralidade e densidade. Apresenta-se uma discussão sobre a utilização de outras medidas de ARS na área da Administração.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Fabiane Cristina Brand, Unisinos

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001), licenciatura em Formação de Professores para Educação Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (2012), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e atualmente cursa o doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Produção, Logística e Redes de Cooperação.

Pubblicato

2014-08-19

Come citare

Brand, F. C., & Verschoore, J. R. (2014). A UTILIZAÇÃO DE MEDIDAS DE ANÁLISE DE REDES SOCIAIS NAS PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n35p212. Revista Economia & Gestão, 14(35), 212–237. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n35p212

Fascicolo

Sezione

Artigos