DE PROSSUMIDORAS A PRODUTORAS: A TRAJETÓRIA DAS DONAS DE SALÃO DE BELEZA DA ROCINHA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p28

Autori

  • Camilla de Araujo Cordeiro UFRJ / COPPEAD
  • Roberta Dias Campos UFRJ / COPPEAD

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p28

Parole chiave:

comportamento do consumidor, co-criação, base da pirâmide, consumidorprodutor, do it yourself.

Abstract

As consumidoras produtoras são aquelas que adquirem um grupo de competênciasparticulares, que lhes confere uma posição mais empoderada em relação às empresas. Oobjetivo da presente pesquisa foi entender como a aquisição de habilidades de consumidorprodutorcontribui para a trajetória de formação da profissional de beleza na camada popular.Foram realizadas onze entrevistas em profundidade associadas a observação participante juntoa um grupo de donas de salão da Rocinha, no Rio de Janeiro. Os resultados apresentam aformação da consumidora produtora e da profissional de beleza, bem como propõem umatipologia de padrões de consumo produtor, contribuindo para a reflexão sobre co-criação nabase da pirâmide.

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Biografie autore

Camilla de Araujo Cordeiro, UFRJ / COPPEAD

Mestra em administração com ênfase em marketing pelo COPPEAD – UFRJ, e extensão na EmLyon Business School (Lyon, França). Graduada em Desenho Industrial pelo Centro Universitário Carioca. Possui mais de cinco anos de experiência em comunicação de marketing, tendo atuado desde a formulação estratégica até a execução.

Roberta Dias Campos, UFRJ / COPPEAD

Possui graduação em Comunicação Social (UFRJ), mestrado em Administração pelo COPPEAD / UFRJ, mestrado em Ciências Humanas e Sociais - Paris V - René Descartes - Sorbonne, doutorado em Administração pelo COPPEAD / UFRJ e em Sciences humaines et sociales - Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne. Atualmente é professor adjunto da área de marketing e negócios internacionais do COPPEAD/UFRJ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, comportamento, pesquisa qualitativa, beleza e método dos itinerários.

Pubblicato

2015-10-20

Come citare

Cordeiro, C. de A., & Campos, R. D. (2015). DE PROSSUMIDORAS A PRODUTORAS: A TRAJETÓRIA DAS DONAS DE SALÃO DE BELEZA DA ROCINHA DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p28. Revista Economia & Gestão, 15(40), 28–56. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p28

Fascicolo

Sezione

Artigos