RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA, CONFIANÇA E DESCONFIANÇA NO VAREJO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p168-184Palavras-chave:
Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Confiança, Desconfiança.Resumo
As práticas da responsabilidade social corporativa podem influenciar tanto a percepção da confiança quanto a desconfiança dos consumidores, dois construtos importantes nos relacionamentos organizacionais. Nessas circunstâncias, se torna relevante a integridade que a empresa transmite para seus stakeholders, agindo como fator mediador de ambos os construtos. Diante disso, neste estudo o fenômeno acima foi analisado através de um experimento desenho fatorial 2x1. A pesquisa analisou o efeito das práticas de Responsabilidade Social Corporativa na percepção da integridade da empresa perante os consumidores, influenciando a confiança e a desconfiança dos mesmos. Os resultados inferem que as atividades de RSC geram um aumento da integridade empresarial e que a mesma atua como variável mediadora da relação entre a responsabilidade social corporativa, a confiança e a desconfiança dos consumidores. Ao demonstrar que a integridade percebida pelos clientes é o mecanismo pelo qual a responsabilidade social corporativa afeta a confiança e, também, a diminuição da desconfiança dos consumidores, o estudo vem a contribuir para a área do marketing.