Gestão da Informação numa IES: estudo de caso aplicado à avaliação para autorização e reconhecimento de cursos de graduação DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n22p67

Autores

  • Marilene Gonçalves Nunes Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UnilesteMG
  • Maria Celeste Reis Lobo Vasconcelos Faculdades Integradas Dr. Pedro Leopoldo – UNIPEL
  • Adelaide Maria Coelho Baeta Faculdades Integradas Dr. Pedro Leopoldo – UNIPEL
  • Simone Cristina Dufloth Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho - Fundação João Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2010v10n22p67

Palavras-chave:

Gestão da Informação. Instituição de Ensino Superior. Avaliações do INEP

Resumo

Os desafios do ambiente organizacional estão levando as empresas a buscarem cada vez mais informação como forma de permitir uma atuação diferenciada no mercado. Dessa maneira, a pesquisa em questão foi desenvolvida com a finalidade de analisar a estrutura de funcionamento da Gestão da Informação de uma Instituição de Ensino Superior (IES), aplicada às avaliações para autorização e reconhecimento de cursos de graduação. A instituição pesquisada criou a Gerência de Processos e Projetos Acadêmico-Administrativos (GEPPA), visando melhor atender às exigências do Ministério de Educação e Cultura (MEC). Como orientação metodológica optou-se por uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e um estudo de caso. A partir do levantamento bibliográfico, tomou-se como referência para análise o modelo de Cohen (2003) sobre o uso da informação. Constatou-se que, a partir da implantação desse setor, a instituição alcançou benefícios, como uma estrutura organizada que permite acessar as informações de maneira rápida e confiável, a aquisição e o compartilhamento de conhecimentos necessários para acompanhar as avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de forma proativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Gonçalves Nunes, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UnilesteMG

Professora do Curso de Pedagogia Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UnilesteMG

Maria Celeste Reis Lobo Vasconcelos, Faculdades Integradas Dr. Pedro Leopoldo – UNIPEL

Professora do Mestrado Profissional em Administração Faculdades Integradas Dr. Pedro Leopoldo – UNIPEL

Adelaide Maria Coelho Baeta, Faculdades Integradas Dr. Pedro Leopoldo – UNIPEL

Professora do Mestrado Profissional em Administração Faculdades Integradas Dr. Pedro Leopoldo – UNIPEL

Simone Cristina Dufloth, Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho - Fundação João Pinheiro

Professora do Mestrado em Administração Pública Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho - Fundação João Pinheiro

Downloads

Publicado

2010-05-06

Como Citar

Nunes, M. G., Vasconcelos, M. C. R. L., Baeta, A. M. C., & Dufloth, S. C. (2010). Gestão da Informação numa IES: estudo de caso aplicado à avaliação para autorização e reconhecimento de cursos de graduação DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n22p67. Revista Economia & Gestão, 10(22), 67–87. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2010v10n22p67