Intraempreendedorismo Feminino e Desenvolvimento de Competências Empreendedoras: Um Estudo de Caso com Professoras de Programas de Mestrado e Doutorado em Administração de Curitiba-PR DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p34

Autores

  • Marcia Aparecida Zampier
  • Adriana Roseli Wunsch Takahashi
  • Rivanda Meira Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p34

Palavras-chave:

Intraempreendedorismo, Competências Empreendedoras, Professoras

Resumo

Analisar como as docentes com perfil intraempreendedor atuantes em Programas de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Administração de Curitiba-PR desenvolvem as competências de docência e pesquisa é o objetivo geral deste estudo, o qual aborda temas como empreendedorismo feminino, intraempreendedorismo e competências empreendedoras. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza descritiva e perspectiva temporal de corte transversal com aproximação longitudinal em que os dados foram coletados no período de junho a setembro de 2009, por meio de pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas em profundidade, junto ao total de docentes de gênero feminino. Os dados foram analisados segundo as técnicas de análise temática de conteúdo e os resultados demonstraram que as docentes entrevistadas têm perfil intraempreendedor, possuem competências empreendedoras de docência e pesquisa e buscam desenvolver essas competências por meio formal e informal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Aparecida Zampier

Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná/Brasil

Adriana Roseli Wunsch Takahashi

Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo/Brasil
Professora efetiva da Universidade Federal do Paraná/Brasil

Rivanda Meira Teixeira

Doutorado em Administração pela Cranfield University Inglaterra e

Professora Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2011-05-17

Como Citar

Zampier, M. A., Takahashi, A. R. W., & Teixeira, R. M. (2011). Intraempreendedorismo Feminino e Desenvolvimento de Competências Empreendedoras: Um Estudo de Caso com Professoras de Programas de Mestrado e Doutorado em Administração de Curitiba-PR DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p34. Revista Economia & Gestão, 11(25), 34–61. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p34