POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p198Palavras-chave:
Posicionamento Estratégico, Vantagem Competitiva, Estratégia em Organizações de Pequeno PorteResumo
O presente caso de ensino se propõe discutir junto a graduandos em Administração a temática Posicionamento Estratégico e Estratégias Organizacionais, no âmbito das organizações de pequeno porte. A empresa Nativa, que durante seus anos de informalidade foi nomeada de Natura & Vida, ambos os nomes fictícios, atua na indústria da Medicina Alternativa e Complementar desde 1997, empresa pioneira e de destaque local no segmento em que atua, se viu ameaçada diante da desconfiança social, de passivos no judiciário, perseguições, dentre outros fatores que poderiam provocar a sua ruína de forma iminente. A turbulência ambiental resultou no registro formal do empreendimento e na procura de um novo posicionamento frente ao mercado. Desde então, a empresa tem buscado novas ações e planos a fim de melhorar seu desempenho financeiro. Para coleta dos dados que compuseram o caso em questão, utilizou-se a entrevista com roteiro semiestruturado e tomadas de notas. A partir do caso, espera-se que os estudantes venham a refletir acerca da importância do posicionamento estrategicamente para a promoção de vantagem competitiva organizacional, a qual garantirá à organização adotante destaque e desempenhos superiores frente aos seus concorrentes.