A EXCLUSÃO BANCÁRIA COMO CONSEQUÊNCIA DA MIOPIA DE MARKETING

Autori

  • Renato Lúcio Pinho Centro Universitário Una
  • Fernanda Carla Wasner Vasconcelos Centro Universitário Una
  • Cristiana Trindade Ituassu Centro Universitário Una
  • Íris Barbosa Goulart Centro Universitário Una

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p5

Parole chiave:

Inclusão bancária, Microempreendedor, Marketing.

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar os desafios da inclusão bancária a partir das dimensões: produtos e serviços; canais de atendimento; comunicação. Os fatores críticos que impactam o sujeito da base da pirâmide social, em especial, o microempreendedor, no acesso e utilização dos produtos e serviços oferecidos pelas instituições bancárias são apresentados ao leitor, com base nos depoimentos de 37 entrevistados, todos micro-empreendedores que mantêm suas atividades no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte – MG. Suas falas foram submetidas a uma análise de conteúdo e os resultados evidenciam, como pontos críticos para uma inclusão bancária eficiente: canais de atendimento alternativos e fisicamente mais próximos; tecnologia segura, de fácil acesso e com uso intuitivo; custo dos produtos e operações financeiras compatível com a população; atendimento de qualidade em todos os canais de atendimento; propaganda específica direcionada para esse público e, por fim, uma política constante de promoção de educação financeira. Segundo os resultados da pesquisa, essas ações poderiam reduzir o distanciamento entre as instituições bancárias e o sujeito objeto do estudo, evidenciando o papel do marketing como potencial instrumento de inclusão

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Renato Lúcio Pinho, Centro Universitário Una

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Una. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. MBA em Gestão de Negócios pela FEAD. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa. Ocupa função gerencial na Caixa Econômica Federal.

Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, Centro Universitário Una

Doutora em Ciências, pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gestão Ambiental pela PUC-MG, onde se graduou em Ciências. É professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário Una, na linha de Dinâmica Organizacional, Inovação e Sociedade.

Cristiana Trindade Ituassu, Centro Universitário Una

Doutora em Administração pela FGV-SP. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC-MG, onde se gradou um Comunicação Social. Professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário Una, na linha de Dinâmica Organizacional, Inovação e Sociedade.

Íris Barbosa Goulart, Centro Universitário Una

Doutora em Psicologia pela PUC-SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Administração Pública pela FGV-RJ. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Psicologia pela FUMEC. Professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário Una, na linha de Dinâmica Organizacional, Organização e Sociedade.

Pubblicato

2016-08-08

Come citare

Pinho, R. L., Vasconcelos, F. C. W., Ituassu, C. T., & Goulart, Íris B. (2016). A EXCLUSÃO BANCÁRIA COMO CONSEQUÊNCIA DA MIOPIA DE MARKETING. Revista Economia & Gestão, 16(43), 5–32. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p5

Fascicolo

Sezione

Artigos