O Perfil dos alunos do Curso de Ciências Sociais da PUC Minas no contexto de expansão do Ensino Superior no Brasil na primeira década dos anos 2000
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2022v4n2p27-46Palavras-chave:
Ensino Superior, Sociologia da Educação, Desigualdades educacionaisResumo
Criado em 2003, o curso de Ciências Sociais da PUC Minas veio atender a uma antiga demanda dos professores do Departamento de Ciências Sociais da universidade. Além disso, no início dos anos 2000 houve um aumento da procura pela carreira de cientista social no Brasil e, em especial, em Belo Horizonte. Naquele contexto de expansão do ensino superior, sobretudo privado, observado após a sanção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), o perfil socioeconômico dos alunos e alunas de Ciências Sociais da PUC Minas refletia as características de grande parte do contingente de estudantes que passou a ingressar nas faculdades e universidades brasileiras. Neste artigo nos propusemos a descrever o perfil dos estudantes que frequentaram o curso entre os anos de 2003 e 2009 e, a partir disso, analisar alguns dos novos desafios apresentados ao governo, às instituições de ensino, gestores e professores em razão do aumento do acesso de estudantes das classes populares ao ensino superior no país.
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