A Licenciatura em Ciências Sociais

percurso de formação na PUC Minas

Autores

  • Andreia dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2022v4n2p47-70

Palavras-chave:

Formação de professor, Licenciatura, Ensino de Sociologia

Resumo

A licenciatura em Ciências Sociais no Brasil tornou-se relevante a partir do ano de 2008, quando a disciplina de Sociologia passou a figurar nos currículos do Ensino Médio. Em Minas Gerais, o número de universidades públicas e privadas que passaram a oferecer licenciatura em Ciências Sociais demonstrou que a formação de professores para o ensino de sociologia era uma urgência. Para as escolas públicas e privadas, a preocupação foi alocar professores com qualidade de ensino na área especifica de formação. A PUC Minas passa a oferecer a formação em Licenciatura em Ciências Sociais a partir do ano de 2009, com o entendimento de que era urgente a demanda de formação de professores que pudessem figurar nos quadros docentes das escolas, além de oferecer um campo de trabalho inovador para os graduandos em Ciências Sociais. Assim, o objetivo desse artigo é traçar um panorama da licenciatura em Ciências Sociais e, também, compreender o processo de implementação dessa habilitação no curso de Ciências Sociais da PUC Minas. Revela-se que, com o passar dos anos, o foco na formação de professores, principalmente em Sociologia, tornou-se uma preocupação constante do curso de Ciências Sociais, ainda mais com a inclusão e participação nos programas de formação iniciante de professores, tais como o PIBID e, mais recentemente, o Programa Residência Pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BODART, Cristiano das Neves; SILVA, Roniel Sampaio. Um “raio-x” do professor de Sociologia brasileiro: condições e percepções. Estudos de Sociologia, Recife, v. 2, n. 22, p. 197-233, 2016.

BODART, Cristiano das Neves; TAVARES, Caio dos Santos. Configurações territoriais dos cursos de formação de professores de Sociologia no Brasil (1934-2017): disputas e implicações. Ciências Sociais Unisinos, v. 55, n. 2, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2019.55.2.10 Acesso em: 21 ago 2022.
BODART, Cristiano das Neves; TAVARES, Caio dos Santos. Os cursos de Ciências Sociais e Sociologia no Brasil: história e configurações. Cadernos de Educação, n. 64, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/17540. Acesso em: 23 de novembro de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Lei. N. 11.648 de 02 de junho de 2008. Planalto. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ acesso em 23 de novembro de 2022.

BRASIL. Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas do PDE. MEC, 2007.

COSTA, Leomir Souza. Formação de professores de ciências sociais/sociologia: subsídios para o debate. Em Tese, Florianópolis. v. 12, n. 2, ago. /dez., 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/ Acesso em: 22 de novembro de 2022.

GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1.355-1.379, out./dez. 2010.

GOMES, Manoel Messias; GOMES, Francisco das Chagas; ARAUJO NETO, Benjamim Bento de; MOURA, Niege Dagraça de Sousa; MELO, Severina Rodrigues de Almeida; ARAUJO, Suelda Felício de; NASCIMENTO, Ana Karina do; MORAIS, Lourdes Michele Duarte de. Reflexões sobre a formação de professores: características, histórico e perspectivas. Revista Educação Pública, v. 19, n. 15, 6 ago 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/15/reflexoes-sobre-a-formacao-de-professores-caracteristicas-historico-e-perspectivas.Acesso em 23 de novembro de 2022.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MINAS GERAIS. Currículo Básico Comum de Sociologia. Secretaria de Estado de Educação. Belo Horizonte, 2012.

MORAES, A.C. Licenciatura em Ciências Sociais e ensino de Sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 5-20, 2003.

OLIVEIRA, Amurabi; BARBOSA, Vilma Soares Lima. Formação de professores em ciências sociais: desafios e possibilidades a partir do estágio e do PIBID. Revista Eletrônica Inter-Legere, n. 13, julho a dezembro de 2013. Disponível em: Formação de professores em ciências sociais: desafios e possibilidades a partir do estágio e do PIBID | Revista Inter-Legere (ufrn.br). Acesso em: 28 ago.2022.

RAIZER, Leandro; CAREGNATO, Célia Elizabete; MOCELIN, Gustavo Daniel; PEREIRA, Thiago Ingrassia. O ensino da disciplina de sociologia no Brasil: diagnóstico e desafios para a formação de professores. Em Aberto, Brasília, v. 34, n. 111, p. 55-71, maio/ago. 2021.

SANTOS, Andreia (Org.). Os caminhos do Programa Residência Pedagógica. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2020.

SANTOS, Lorene dos; SANTOS, A. A opção pela docência e os aprendizados da prática profissional: percursos formativos de estudantes participantes do Pibid em Minas Gerais. Educação em Foco (Belo Horizonte. 1996), v. 19, p. 211-239, 2016.

SANTOS, Lorene dos; SANTOS, A; MARINHO, S. P. P.; NORONHA, V. Formação inicial de professores, Pibid e a opção pela docência. Educação & Linguagem, v. 19, p. 97-124, 2016.

SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40 jan. /abr. 2009.

SILVA. Ileizi Luciana Fiorelli. O ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectiva. In: MORAES, Amaury César (Coord.). Sociologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010 – Coleção Explorando o Ensino. v. 15, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

ZEICHNER, K. M. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set/dez. 2010.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Como Citar

Santos, A. dos . (2023). A Licenciatura em Ciências Sociais: percurso de formação na PUC Minas. Em Sociedade, 4(2), 47–70. https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2022v4n2p47-70