O Parlamento jovem de Minas e as Ciências Sociais na PUC Minas

histórias que se cruzam

Autores

  • Alexandre Eustáquio Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2022v4n2p71-89

Palavras-chave:

Parlamento jovem de Minas, Extensão Universitária, Ciências Sociais, Formação Política da Juventude

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar a trajetória do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), um projeto de extensão que é realizado continuamente desde o ano de 2004, como resultado de uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). O PJ Minas visa, principalmente, a formação política de jovens de ensino médio de municípios que aderem à iniciativa a cada edição anual. Trata-se de um projeto pioneiro, que não emprega um modelo de simulação, optando por um processo formativo centrado no protagonismo juvenil, no qual os participantes, na qualidade de cidadãos ativos, estudam, debatem e deliberam, coletivamente, propostas de ação legislativa que são formalmente encaminhadas aos poderes legislativos participantes (Câmaras Municipais e Assembleia Legislativa Estadual). Para a PUC Minas, o projeto é um importante espaço para formação acadêmica, técnica e humanista dos discentes, e para a reflexão e atualização do trabalho docente, que possibilita o diálogo entre a teoria e a prática, assim como a interação dialógica da comunidade acadêmica com outros setores da sociedade, contribuindo para o cumprimento da missão e da função social da Universidade. A trajetória do Parlamento Jovem de Minas será narrada a partir de dados e informações oriundas de pesquisa bibliográfica e documental, e complementadas com entrevistas informais realizadas com alguns personagens que conhecem a história do projeto.

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Publicado

2023-07-07

Como Citar

Teixeira, A. E. (2023). O Parlamento jovem de Minas e as Ciências Sociais na PUC Minas: histórias que se cruzam. Em Sociedade, 4(2), 71–89. https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2022v4n2p71-89