Ciências Sociais na Extensão

a experiência do Instituto da Criança e do Adolescente

Autores

  • Rita de Cássia Fazzi
  • Sânia Maria Campos

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2022v4n2p90-121

Palavras-chave:

Extensão universitária, Instituto da Criança e do Adolescente, Direitos de crianças e adolescentes, Políticas públicas

Resumo

O artigo objetiva apresentar a experiência do Instituto da Criança e do Adolescente (ICA), projeto de extensão universitária articulado em 1998 pelo Departamento de Ciências Sociais da PUC Minas. A partir de uma perspectiva histórica, o artigo está estruturado em três sessões. Na primeira, o processo formal de institucionalização do ICA é apresentado enquanto um projeto que integra extensão, pesquisa e ensino. Na segunda sessão, a avaliação da experiência do ICA destaca os principais eixos temáticos dos projetos desenvolvidos, considerando, em especial, os aspectos institucionais da elaboração e gestão dos mesmos, os impactos na formação dos alunos e nas políticas públicas direcionadas aos direitos de crianças e adolescentes no Brasil. Na terceira sessão, a análise se volta para os condicionantes do modelo de gestão da Pró-reitoria de Extensão, em que o ICA estava alocado, que levaram à sua extinção em 2017.

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Publicado

2023-07-07

Como Citar

Fazzi, R. de C., & Campos, S. M. . (2023). Ciências Sociais na Extensão: a experiência do Instituto da Criança e do Adolescente. Em Sociedade, 4(2), 90–121. https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2022v4n2p90-121