Acesso ao ensino superior para estudantes pertencentes a povos e comunidades tradicionais da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2023v5n2p60-80Palavras-chave:
Povos e comunidades tradicionais, Território, Ensino SuperiorResumo
Este artigo objetiva apresentar reflexões sobre o acesso e permanência de estudantes pertencentes a Povos e Comunidades Tradicionais no Ensino Superior em duas universidades federais localizadas na Região Amazônica, onde primeiramente, analisa-se os aspectos históricos e conceituais dos povos e comunidades tradicionais, em seguida discorre sobre a oferta da educação superior na Amazônia, bem como reflete sobre o complexo percurso imposto a esses estudantes para o acesso ao Ensino Superior. As reflexões apresentadas partem do processo de doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará – PPGSS/UFPA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa por meio de procedimentos exploratórios de revisão bibliográfica, onde se utilizou da técnica de Revisão Sistemática da Literatura. E estudo indicou um cenário particular, de necessidade urgente, do aprofundamento dessa temática, a fim de conhecer a realidade enfrentada por estudantes oriundos de Povos e Comunidades Tradicionais, bem como para o fortalecimento e consolidação políticas públicas e Ações Afirmativas que possam, realmente, proporcionar acesso e a permanência para conclusão desses estudantes ao ensino superior.
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