DESIGUALDADE DE GÊNERO NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL STRICTO SENSU
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2020v3n1p114-133Palavras-chave:
GÊNERO, MULHERES NEGRAS, RAÇA, DESIGUALDADE, EDUCAÇÃO, DISCENTESResumo
O objetivo deste estudo é discutir a intersecção de gênero/raça/classe como veículo de desigualdade social no Brasil. Para tanto, foram utilizados dados do portal da Capes (2018), numa abordagem quantitativa, tendo como recorte mulheres discentes, brancas e negras, ingressas em instituições de ensino superior. Enfatiza-se a importância das políticas públicas e do debate acerca do acesso à educação e ao mercado de trabalho dessas mulheres negras. A contribuição do estudo está em apresentar um retrato das desigualdades existentes entre mulheres negras e mulheres brancas, em termos da formação educacional stricto sensu, além de cobrir uma lacuna na área da Administração, ao trazer a questão da educação como empecilho para a inserção ao mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e com subjetividades em seu interior, relacionadas ao sexismo e o racismo.
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