Características definidoras do diagnóstico de enfermagem “dor aguda” em pacientes no pós-operatório imediato

Autores

  • Patrícia de Oliveira Salgado Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Tatiane Martins Lima Universidade Federal de Viçosa.
  • Cristiane Chaves Souza Universidade Federal de Viçosa.
  • Luana Vieira Toledo Universidade Federal de Juiz de Fora.

Resumo

Identificar as características definidoras mais frequentes do diagnóstico de enfermagem “Dor aguda” em pacientes em pós-operatório imediato, tendo como referencial teórico a taxonomia diagnóstica NANDA-I. Estudo descritivo, cuja coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista e exame físico de pacientes em pós-operatório imediato utilizando um instrumento que abordava os aspectos sociodemográficos, clínicos e as características definidoras do diagnóstico de enfermagem “dor aguda”. Entre os 44 pacientes que compuseram a amostra, a maioria era do sexo masculino, com idade média de 29,15 anos e havia sido submetido à cirurgia ortopédica. A característica definidora “Relato verbal de dor” foi identificada em todos os pacientes. Apenas as características definidoras comportamento de distração, distúrbio no padrão de sono e foco em si próprio não foram identificadas nos pacientes avaliados. “Dor aguda” é um diagnóstico de enfermagem comum em pacientes no pós-operatório imediato, o que reforça a importância da avaliação da dor, exigindo do enfermeiro conhecimento prático e teórico atualizados para mensurá-la de forma precisa este fenômeno subjetivo e multidimensional. Conhecer como se apresentam as características definidoras deste diagnóstico nestes pacientes pode auxiliar na identificação precoce do diagnóstico e implementação de intervenções imediatas para sua resolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia de Oliveira Salgado, Universidade Federal de Minas Gerais.

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Especialização em Enfermagem Hospitalar: área de ênfase Enfermagem Cardiovascular, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV), das disciplinas Habilidades em Enfermagem I e II, Tecnologia do Cuidar. Pesquisadora Grupo de Estudos Interdisciplinares em Saúde da UFV, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sistematizar o Cuidar em Saúde e Enfermagem e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Baseada em Evidências da UFMG. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, diagnósticos de enfermagem, processos de enfermagem/sistematização da assistência de enfermagem, prática baseada em evidências, terapia intensiva adulto, enfermagem cardiovascular, urgência e emergência.

Tatiane Martins Lima, Universidade Federal de Viçosa.

Departamento de Medicina e Enfermagem/Universidade Federal de Viçosa, MG.

Cristiane Chaves Souza, Universidade Federal de Viçosa.

Professora Adjunta I do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa- MG. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG (2012 - 2016). Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG (2009). Especialista em Trauma, Emergência e Terapia Intensiva pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2008).Graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Área de atuação: Clínica Médica e Cirúrgica; Urgência e Emergência.

Luana Vieira Toledo, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Enfermeira, especialista em gestão de serviços de saúde, acreditação e auditoria,mestra em saúde coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Orientadora de projetos de pesquisa na área de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso e na área de Enfermagem em Cuidados Críticos. Orientadora de projetos de extensão relacionados ao cuidado em enfermagem e saúde. Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Enfermagem da UFV e representante suplente da categoria de Professor Auxiliar no Conselho Departamental do Centro de Ciências Biológicas da UFV.

Downloads

Publicado

2018-03-15

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES