Características definidoras do diagnóstico de enfermagem “dor aguda” em pacientes no pós-operatório imediato

Autores/as

  • Patrícia de Oliveira Salgado Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Tatiane Martins Lima Universidade Federal de Viçosa.
  • Cristiane Chaves Souza Universidade Federal de Viçosa.
  • Luana Vieira Toledo Universidade Federal de Juiz de Fora.

Resumen

Identificar as características definidoras mais frequentes do diagnóstico de enfermagem “Dor aguda” em pacientes em pós-operatório imediato, tendo como referencial teórico a taxonomia diagnóstica NANDA-I. Estudo descritivo, cuja coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista e exame físico de pacientes em pós-operatório imediato utilizando um instrumento que abordava os aspectos sociodemográficos, clínicos e as características definidoras do diagnóstico de enfermagem “dor aguda”. Entre os 44 pacientes que compuseram a amostra, a maioria era do sexo masculino, com idade média de 29,15 anos e havia sido submetido à cirurgia ortopédica. A característica definidora “Relato verbal de dor” foi identificada em todos os pacientes. Apenas as características definidoras comportamento de distração, distúrbio no padrão de sono e foco em si próprio não foram identificadas nos pacientes avaliados. “Dor aguda” é um diagnóstico de enfermagem comum em pacientes no pós-operatório imediato, o que reforça a importância da avaliação da dor, exigindo do enfermeiro conhecimento prático e teórico atualizados para mensurá-la de forma precisa este fenômeno subjetivo e multidimensional. Conhecer como se apresentam as características definidoras deste diagnóstico nestes pacientes pode auxiliar na identificação precoce do diagnóstico e implementação de intervenções imediatas para sua resolução.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia de Oliveira Salgado, Universidade Federal de Minas Gerais.

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Especialização em Enfermagem Hospitalar: área de ênfase Enfermagem Cardiovascular, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV), das disciplinas Habilidades em Enfermagem I e II, Tecnologia do Cuidar. Pesquisadora Grupo de Estudos Interdisciplinares em Saúde da UFV, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sistematizar o Cuidar em Saúde e Enfermagem e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Baseada em Evidências da UFMG. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, diagnósticos de enfermagem, processos de enfermagem/sistematização da assistência de enfermagem, prática baseada em evidências, terapia intensiva adulto, enfermagem cardiovascular, urgência e emergência.

Tatiane Martins Lima, Universidade Federal de Viçosa.

Departamento de Medicina e Enfermagem/Universidade Federal de Viçosa, MG.

Cristiane Chaves Souza, Universidade Federal de Viçosa.

Professora Adjunta I do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa- MG. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG (2012 - 2016). Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG (2009). Especialista em Trauma, Emergência e Terapia Intensiva pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2008).Graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Área de atuação: Clínica Médica e Cirúrgica; Urgência e Emergência.

Luana Vieira Toledo, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Enfermeira, especialista em gestão de serviços de saúde, acreditação e auditoria,mestra em saúde coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Orientadora de projetos de pesquisa na área de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso e na área de Enfermagem em Cuidados Críticos. Orientadora de projetos de extensão relacionados ao cuidado em enfermagem e saúde. Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Enfermagem da UFV e representante suplente da categoria de Professor Auxiliar no Conselho Departamental do Centro de Ciências Biológicas da UFV.

Publicado

2018-03-15

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES