Contribuições da enfermagem latino-americana em relação à obesidade infantil: revisão de escopo

Autores

  • Adalvane Nobres Damaceno Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).
  • Priscila Kurz Assumpção Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).
  • Susana Muraro Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).

Resumo

O objetivo é identificar as contribuições da enfermagem latino-americana em relação à obesidade infantil. Trata-se de uma Scoping review ou Revisão de Escopo, realizada de agosto e setembro de 2016, mediante busca nas bases de dados Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Base de Dados da Enfermagem. Foram selecionados oito artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Identificaram-se estudos transversais, exploratórios qualitativos e quantitativos. Os resultados evidenciaram duas categorias, sendo elas: “Fatores de risco que favorecem a obesidade infantil” e “Contribuições da enfermagem na prevenção da obesidade infantil”. A mudança do perfil nutricional é preditora para a obesidade infantil. A contribuição da enfermagem incide sobre os processos de promoção de saúde nos ciclos de vida da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalvane Nobres Damaceno, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).

Aluno de doutorado na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EENF-UFRGS) - Área de Concentração: Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem - Enfermagem e Saúde Coletiva. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2016) - Área de Concentração: Cuidado, educação e trabalho em Enfermagem e Saúde - Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2014). Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2015). Possui Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL - 2016). Integra o Grupo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GESC - UFRGS), Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem - Linha de Pesquisa Gestão e Atenção em Saúde e Enfermagem (UFSM) e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde Hospitalar e Educação na Saúde do Hospital Universitário de Santa Maria vinculado a Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM). Realizou atividades em pesquisa clínica pelo Laboratório F. Hoffmann-La Roche Ltd/USA (Transcelerate Biopharma ROCHE - 2014). Trabalha nas seguintes temáticas: Gestão em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Atenção Básica, Regionalização em saúde, Saúde Coletiva, Qualidade, acesso e avaliação de Sistemas de Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Redes de Atenção à Saúde (RAS), Redes de cuidados primários, Integração de Sistemas de Saúde, Métodos de Pesquisa em Saúde e Epidemiologia clínica e social.

Priscila Kurz Assumpção, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).

PRISCILA KURZ DE ASSUMPÇÃO. Graduação em Enfermagem - Licenciatura pelo Centro Universitário Franciscano (2002). Pós-Graduação - Lato Sensu: Especialista em Interdisciplinaridade na Terapia Intensiva copm Ênfase em Oncologia ou INfecção Hospitalar pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2005). Atualmente é Enfermeira do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo e Professora da Faculdade Integrada de Santa Maria. Certificado de Qualificação em CCIP - Pediátrico Neonatal por sua Aprovação no XXXI Curso de Qualificação em Inserção, Utilização e Cuidadoso com Catéter Venoso Central de Inserção Periférica - CCIP Pediátrico/Neonatal (Peripherally Inserted Central Catheter - PICC).

Susana Muraro, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).

Possui ensino-medio-segundo-graupela escola estadual dom antonio Reis(2003). Atualmente é 3 sargento de saúde do Ministério da Defesa. Tem experiência na área de Enfermagem. 

Downloads

Publicado

2018-03-15

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES