Contribuições da enfermagem latino-americana em relação à obesidade infantil: revisão de escopo

Autores/as

  • Adalvane Nobres Damaceno Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).
  • Priscila Kurz Assumpção Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).
  • Susana Muraro Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).

Resumen

O objetivo é identificar as contribuições da enfermagem latino-americana em relação à obesidade infantil. Trata-se de uma Scoping review ou Revisão de Escopo, realizada de agosto e setembro de 2016, mediante busca nas bases de dados Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Base de Dados da Enfermagem. Foram selecionados oito artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Identificaram-se estudos transversais, exploratórios qualitativos e quantitativos. Os resultados evidenciaram duas categorias, sendo elas: “Fatores de risco que favorecem a obesidade infantil” e “Contribuições da enfermagem na prevenção da obesidade infantil”. A mudança do perfil nutricional é preditora para a obesidade infantil. A contribuição da enfermagem incide sobre os processos de promoção de saúde nos ciclos de vida da criança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adalvane Nobres Damaceno, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).

Aluno de doutorado na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EENF-UFRGS) - Área de Concentração: Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem - Enfermagem e Saúde Coletiva. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2016) - Área de Concentração: Cuidado, educação e trabalho em Enfermagem e Saúde - Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2014). Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2015). Possui Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL - 2016). Integra o Grupo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GESC - UFRGS), Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem - Linha de Pesquisa Gestão e Atenção em Saúde e Enfermagem (UFSM) e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde Hospitalar e Educação na Saúde do Hospital Universitário de Santa Maria vinculado a Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM). Realizou atividades em pesquisa clínica pelo Laboratório F. Hoffmann-La Roche Ltd/USA (Transcelerate Biopharma ROCHE - 2014). Trabalha nas seguintes temáticas: Gestão em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Atenção Básica, Regionalização em saúde, Saúde Coletiva, Qualidade, acesso e avaliação de Sistemas de Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Redes de Atenção à Saúde (RAS), Redes de cuidados primários, Integração de Sistemas de Saúde, Métodos de Pesquisa em Saúde e Epidemiologia clínica e social.

Priscila Kurz Assumpção, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).

PRISCILA KURZ DE ASSUMPÇÃO. Graduação em Enfermagem - Licenciatura pelo Centro Universitário Franciscano (2002). Pós-Graduação - Lato Sensu: Especialista em Interdisciplinaridade na Terapia Intensiva copm Ênfase em Oncologia ou INfecção Hospitalar pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2005). Atualmente é Enfermeira do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo e Professora da Faculdade Integrada de Santa Maria. Certificado de Qualificação em CCIP - Pediátrico Neonatal por sua Aprovação no XXXI Curso de Qualificação em Inserção, Utilização e Cuidadoso com Catéter Venoso Central de Inserção Periférica - CCIP Pediátrico/Neonatal (Peripherally Inserted Central Catheter - PICC).

Susana Muraro, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).

Possui ensino-medio-segundo-graupela escola estadual dom antonio Reis(2003). Atualmente é 3 sargento de saúde do Ministério da Defesa. Tem experiência na área de Enfermagem. 

Publicado

2018-03-15

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES