AVALIAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS BULAS DE MEDICAMENTOS POR ESTUDANTES DE UM CURSO DE FARMÁCIA
Palavras-chave:
Bulas de Medicamentos, Profissional de Saúde, Pacientes, Estudantes de FarmáciaResumo
Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa desenvolvido com 120 estudantes de uma faculdade de farmácia de uma cidade do norte de Minas Gerais por meio da aplicação de um questionário semi-estruturado, cujos dados foram analisados por meio do programa Predictive Analytics Soft Ware (PASW), realizando estatística descritiva. Observou-se que, dos entrevistados, 68,3% afirmaram que leram a bula; a maioria (94,2%) sabiam quais informações as bulas devem conter. Os itens lidos com maior frequência foram: indicações (n=83), efeitos adversos (n=68), posologia (n=63) e contraindicações (n=51). Detectou-se dificuldades na leitura e interpretação das bulas relacionadas ao texto muito extenso (n=42) e às letras pequenas (n=30). Conclui-se que há uma parcela de estudantes que além de não lerem bulas, não tem conhecimento da importância da mesma. Acredita-se que tais achados do estudo podem contribuir na conscientização sobre a importância da leitura das bulas de medicamentos, principalmente por estudantes que serão futuros farmacêuticos e terão o papel de alertar a população sobre o uso correto dos medicamentos, contribuindo para o sucesso da farmacoterapia.
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