ENSINO DA ENFERMAGEM TRANSCULTURAL PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Ana Luiza Ferreira Aydogdu İstanbul University

Palavras-chave:

Competência cultural, Diversidade cultural, Enfermagem, Enfermagem transcultural, Estudantes de enfermagem

Resumo

Objetivo: Investigar na literatura o ensino da enfermagem transcultural para alunos de cursos de graduação em enfermagem. Método: Revisão integrativa de artigos publicados entre os anos de 2011 e 2021 através de buscas na Medline, Lilacs, BDENF e IBECS, a partir da questão norteadora: Qual a abordagem da literatura sobre o ensino da enfermagem transcultural para alunos de cursos de graduação em enfermagem? Resultados: Através dos 10 artigos selecionados foi identificado que cursos sobre enfermagem transcultural e intercâmbios culturais aumentam a competência cultural dos estudantes, tendo portanto, impacto positivo sobre as atitudes dos futuros enfermeiros. Renovações de currículos e preparação dos docentes devem ser consideradas para o aperfeiçoamento o ensino da enfermagem transcultural. Considerações Finais: O ensino da enfermagem transcultural para estudantes de graduação em enfermagem não deve se limitar a aulas teóricas, devendo ser enfatizado também através do ensino prático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-09

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES