Percepção do enfermeiro acerca da formação acadêmica para o exercício profissional

Authors

  • Luzimar Rangel Moreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Aldenir Teotônio Siqueira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Paula Torres Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Vinicius Nascente Ladislau Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Abstract

Compreender a percepção de enfermeiros recém-formados acerca da capacitação acadêmica para o exercício profissional. Trata-se de um estudo de caráter descritivo de abordagem qualitativa, realizado com enfermeiros, em diversas instituições de saúde públicas e privadas localizadas na cidade de Belo Horizonte e região metropolitana. Percebe-se uma desvinculação entre o conteúdo teórico e a prática ou a ocorrência de uma interação superficial dos mesmos. O estágio aparece como um importante meio pelo qual o discente consegue suprir as carências relacionadas à prática profissional e vivenciar a realidade no campo de atuação. Destaca-se a importância de uma adequada formação voltada à prática profissional, haja vista que o acadêmico utiliza os conteúdos e práticas transmitidos pela instituição de ensino, como subsídio para sua inserção no mercado de trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luzimar Rangel Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientadora do estudo. Professora Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aldenir Teotônio Siqueira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Discente do Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Paula Torres Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Discente do Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Vinicius Nascente Ladislau, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Discente do Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Published

2018-07-03

Issue

Section

ARTIGOS/ARTICLES