Processo de finitude: percepção dos docentes de enfermagem

Autores/as

  • Tatiane Maria De Sousa Moura Faculdade Ciências da Vida.

Palabras clave:

Morte, Docente de Enfermagem, Doente terminal.

Resumen

Este estudo objetivou compreender o significado da finitude humana na percepção do docente do curso de graduação em Enfermagem. É um estudo de natureza qualitativa realizada com 07 docentes de Enfermagem de uma Faculdade particular do interior de Minas Gerais, 2012. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada como técnica para coleta de dados. Os depoimentos foram submetidos à análise do conteúdo, o referencial de Bardin. Emergiram cinco categorias: Sofrimento e dor no fim de vida; A morte vista como fracasso da equipe ou como um processo natural da vida; Despreparo e indiferença da equipe em lidar com o processo do morrer; Processo ensino aprendizagem, formação acadêmica: alicerce para refletir a finitude humana e Avanços nas discussões de fim de vida. Constatou-se que existe grande subjetividade quando se fala do morrer, os docentes demonstraram perceber de maneira distinta, todos concordaram com a necessidade de maiores discussões e reflexões sobre o fim de vida.

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Biografía del autor/a

Tatiane Maria De Sousa Moura, Faculdade Ciências da Vida.

Enfermeira formada pela Faculdade Ciências da Vida, Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão - CENPEX. Sete Lagoas, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2016-10-01

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES