Plano Dalet e a influência da teoria política de Maquiavel no processo colonial israelense

Autores

  • Vanessa Batista Dias UFSC

Palavras-chave:

Assentamento, Colonização, Israel-Palestina, Maquiavel, Plano Dalet

Resumo

O Estado de Israel, desde sua criação, mantém diversas intervenções militares e políticas nos territórios ocupados na cidade da Cisjordânia. As medidas adotadas por ele visam impossibilitar a construção de um Estado Palestino soberano. Uma delas é o Plano Dalet (o qual foi elaborado entre 1947 e 1948, continuando, até hoje, a ser aplicado). Na estrutura dele, pode-se encontrar influências da teoria clássica maquiavélica, do século XVI, de como conquistar Estados e mantê-los sob domínio. Assim, este artigo pretende analisar como o pensamento de Nicolau Maquiavel, com base na obra O Príncipe, influenciou a constituição do Plano Dalet, que objetiva a tomada do território palestino sob os pressupostos do sionismo (o qual prega o retorno dos judeus à terra prometida). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Batista Dias, UFSC

Aluna do 5º período do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (CCJ/UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa em Direito Planetário, Meio ambiente e Globalização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: vanessadiass@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

Dias, V. B. (2016). Plano Dalet e a influência da teoria política de Maquiavel no processo colonial israelense. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 13(25-26), 87–106. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/fronteira/article/view/12176